quinta-feira, 28 de abril de 2011

Renovando a vida, valores e atitudes.

Depois de uma temporada de deslumbramentos, contratempos e momentos ambíguos, voltei a escrever.

Ao abrir este documento, no qual estão todos os posts possíveis e publicados anteriormente, lembrei-me da velha citação “os dias são longos, mas os anos são curtos”. Tantos episódios se passaram nestes últimos meses que tenho a impressão de ter vivido uma década. No entanto, há muitos ciclos abertos que pretendo fechar ainda em 2011.

Ano passado, uns seis meses atrás, uma ideia incessante martelava minha cabeça para que eu tomasse uma atitude em relação a minha vida. De fato eu havia desistido de mim, de me amar. Vivia em uma espécie de “piloto automático”, às vezes dividia minha atenção para várias tarefas ao mesmo tempo, desviando-me da experiência do presente.

Certa vez, ao comparar minha vida social com a virtual me assustei. Percebi que eu não tinha uma vida social e que a virtual havia tomado conta de toda minha realidade. Com tantas redes sociais, tantos artigos lidos, blogs e programas de chat, que com certeza exigiam uma dedicação fora do normal para que se mantivessem atualizados, não sobrava muito tempo para viver.

Mas eu que eu precisava afinal? Mudar de cidade? Adotar uma alimentação mais saudável? Praticar mais exercícios? Arrumar um novo amor? Me afastar de Internet ? Organizar a bagunça da casa, jogar “tralhas”antigas fora, praticar o desapego e a consequente compaixão ? E que tal fazer tudo isso? Seria como uma faxina geral, uma mudança radical e extremamente difícil, por ser um caminho sem volta.

Pois é, eu fiz! Acredite, jamais escutei de pessoas conhecidas e até mesmo desconhecidas, tantas vezes o adjetivo “corajosa” empregado a mim.
Afinal, eu tinha uma casa própria, um noivado de oito anos, um carrinho e a segurança de vida que muitos sonham.

Simplesmente rompi com esta vida! Claro que isso me trouxe a uma realidade completamente diferente e mais humilde. Já não compro facilidade perfumes importados, maquiagens ou novas roupas. Abri mão de muitos luxos. Em compensação, acabei descobrindo novos prazeres de existir e concluo a cada dia que cultivar um espírito jovem, alegre, agradecido e apreciar as glorias do momento presente é possível em uma vida comum. Muitas vezes estes atributos essenciais à felicidade se perdiam no tumulto da rotina diária e nas preocupações egoístas. Longe do superficial nos fortificamos e ganhamos coragem para enfrentar o pior, se (isto é, quando) for preciso.

Monges medievais mantinham imagens de esqueletos em suas celas como "memento mori ", que significa "lembra-te de que és mortal", ou seja, devemos aproveitar a vida da melhor maneira que pudermos porque nada é eterno. O momento ideal para transformar pequenos instantes em memoráveis obras acontece a cada minuto. Esse desafio é lançado todos os dias como uma oportunidade de crescimento. Aproveite!

Uma dica? Nunca coloque a cabeça no travesseiro sem antes perguntar "o que acrescentei a minha vida hoje de importante?"

Neste momento, você pode estar perguntando se valeu à pena, mas deixarei essa questão para que o leitor(a) possa tirar a própria conclusão.

Os resultados desta atitude inusitada te conto na próxima postagem. =)



São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário