segunda-feira, 2 de maio de 2011

DESINTOXIQUE!

Sempre fui gordinha e por isso já experimentei mil receitas da moda, como da lua, dos pontos, da sopa ou de artistas. Também já fui adepta a inúmeros tipos de obsessão, como andar com um livrinho de calorias no bolso e somar sistematicamente tudo que consumia e claro que já ingerir muitos remédios controlados.

Durante a minha vida inteira tenho lutado contra o fato de estar acima do peso. Porém desta vez a minha busca está focada na saúde e o emagrecimento virou conseqüência. É gostoso perceber que a perda de peso é resultado da consciência, para se viver melhor e mais disposta.

Hoje se você me perguntar por onde começar uma reeducação alimentar ou uma nova dieta, prontamente eu te responderei: desintoxique!

Para se ter harmonia com a vida, é preciso uma desintoxicação física, psicoemocional e até espiritual. Desintoxicar-se tem como finalidade primordial a mudança vital de vibração, que expressa sair da densidade para a leveza e do estresse tóxico para a paz do fluir.

Do mesmo modo que um organismo com alto nível de toxinas quando não consegue eliminá-las, busca se auto preservar, isolando e acumulando-as no tecido adiposo, também funciona o emocional, com o medo de correr riscos, o indivíduo bloqueia sentimentos, desejos e passa viver uma vida frustrada e sem entusiasmo. Neste ultimo caso, não tem jeito, mudança é a única solução para quem deseja ser feliz.

Sim, é válido lembrar, o primeiro passo a ser dado é o “querer”, a motivação externa faz as pessoas agirem para obter recompensas, mas a motivação interna faz as pessoas agirem para obter a própria satisfação. É justamente este sentimento que nos impulsiona a uma vida saudável, pois trabalha com a consciência.
Uma vez que você entende que alimentos funcionais atuam na prevenção contra os arquiinimigos da saúde presentes no mundo atual (ansiedade, angústia, o medo da violência, a insegurança pelo futuro,poluição, estresse, etc.) e são fontes poderosas de energia, jamais comerá um Big Mac com a consciência tranquila.

No início é comum apresentar resistência para uma conduta saudável de vida. Lembro-me bem de quando fazia careta ao experimentar alimentos ricos em fibras enquanto meu pai falava a frase que repito continuamente para reforçar minha alimentação atual “Não tem que ser gostoso, tem que ser saudável!”

Outra lição paterna que procuro seguir com rigor durante a semana é não comer nada que contenha pó branco, ou seja, açúcar, farinha e sal. Esses itens viraram artigos de luxo, aceitos em casa somente aos finais de semana e com muita resistência.

O que considero de mais legal ao adotar essa dieta é o desafio culinário. Apurei a arte de cozinhar sem qualquer tipo de óleo e fazer meu próprio iogurte natual. Todos os dias aprendo a fazer um novo prato à base de soja, com muitos legumes e o que chamo de “ingredientes mágicos”.

Titulo de “ingredientes mágicos” os itens que adicionados na comida são apetitosos e altamente eficazes, pois são capazes de desinchar, emagrecer, ativar metabolismo, dar disposição, auxiliar no combate de doenças e inflamações e ainda são ricos em vitaminas. São exemplos destes alimentos funcionais: linhaça, soja, gergelim, amêndoa, semente girassol, levedo de cerveja, quinoa, farinha de maracujá e muitos outros.

Esta etapa da minha vida é assinalada pelo conceito de que alimentos sem fibras são mais calóricos e vazios, desencadeando picos glicêmicos provocam armazenagem de gordura, que em excesso já pode ser considerada toxina ou inflamação, por ser um portal de doenças.


Outra regra fundamental que aprendi foi a me HIDRATAR!

Em minha antiga vida, estava longe de conseguir beber 2 litros de água por dia e muito chá verde, mas aos poucos fui adotando essa regrinha e hoje é tão fácil que nem exige muito empenho. Hoje eu sei que não se deve esperar sentir sede. A sede é o sinal de que o corpo está no limite da necessidade de reposição de líquido.


A próxima etapa? Se mexer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário