quinta-feira, 5 de maio de 2011

SAÚDE EM MOVIMENTO

Dias atrás, li um artigo na Internet que aludia o século XXI como “o século das doenças emocionais”. Em toda a história, nunca se viveu um número tão grande de pessoas sofrendo de transtornos emocionais como depressão, ansiedade e pânico. Fatores como a vulnerabilidade hereditária somada à apreensão em relação ao futuro em um tempo de incerteza, mais urgência de informações e ainda insuficiência de tempo comprometem a qualidade de vida e resultam em medos, alimentação inadequada, pouco lazer, falta de apoio familiar apropriado e um consumismo exagerado, produzindo a sensação de estresse e seu consequente desencadeamento de doenças.

Para mim , o melhor a se fazer é trabalhar o modo de reagir aos impactos. Pesquisas comprovam que não são as provações que afetam nossa saúde e sim como lidamos com elas. Contudo, compreendi que o segredo está na forma de como devo ver a vida e superar obstáculos, ou seja, transformá-los em degraus no meu crescimento pessoal e não em traumas.

Cultivar uma postura ideal para enfrentar resoluções importantes exige um equilíbrio físico e Psico-emocional. Como conseguir isso? Caminhando!
À primeira vista, andar parece ser simples demais para causar efeitos, mas pode ser considerado um exercício tão eficiente quanto correr ou pedalar. A caminhada ainda tem grandes vantagens, como tornar-se aliada na hora de fazer uma faxina metafórica, riscar itens da listas de tarefas a cumprir e auxiliar na estruturação de pensamentos. Costumo dizer que as principais decisões da minha vida foram definidas caminhando na praia. O filósofo alemão Nietzsche escreveu “todos os pensamentos verdadeiramente importantes são concebidos durante uma caminhada”, e sua observação tem o apoio da ciência: a química cerebral induzida pelos exercícios ajuda a pensar com mais clareza.

Deste modo, comecei a caminhar sempre, e isso significa ir andando a todos os lugares quando preciso sair. Andar é uma delicia! Imagine que estudos mostram que além de aliviar o estresse, uma caminhada rápida de apenas dez minutos aumenta a disposição e melhora o humor. O exercício é uma excelente maneira de mandar a tristeza para o espaço.
E pensar que em apenas 20 minutos desta atividade, mesmo que divididos em varias andanças ao decorrer do dia, três vezes por semana, já se atinge a necessidade mínima á boa saúde e ainda evita o aumento de peso.
Arquitetar métodos mais atraentes para a caminhada é uma boa dica para os desanimados.
Ganhei da minha mãe um Shape-Up, um daqueles tênis que prometem tonificar músculos e queimar 13,3% calorias a mais na hora dos treinamentos. Sinto que ele me ajuda na hora de caminhar e que trabalha alguns músculos da perna e glúteo, devido seu formato e isso estimula o psicológico, porque me entusiasma a ir mais longe, aumenta o ritmo dos meus passou e me faz testar novas subidas.
No momento, estou de olho de tal “pedômetro”, hoje em dia é fácil encontrar em celulares ou relógios essa tecnologia capaz de medir índice de gordura corporal, frequência cardíaca e o principal: contagem de passos. Sei que esse pequeno aparelhinho me motivará ainda mais. Porque isso faz parte da minha personalidade, quanto mais crédito eu tenho pelos meus esforços, mais eu quero ganhar. No entanto, meu novo padrão de vida exige mais premeditação na hora de gastar dinheiro, por isso irei planejar mais sobre o assunto.

Se minhas palavras não te convenceram a sair caminhando sem rumo, então tente “agir como se tivesse mais energia”. Quem adota essa linha de pensamento torna-se um indivíduo mais bem-disposto. Ou então, verifique a quantidade de "andarilhos" que lotam os calçadões, parques e pistas dos clubes. A estimativa atual é de que pelo menos 70 milhões de pessoas no mundo inteiro já adotaram a caminhada como uma maneira de cuidar da saúde e da forma física.
Essa maravilhosa fonte de energia, capaz de aumentar a produção de adrenalina através de um processo que te faz sentir mais ativa física e mentalmente, pode ser divertida. Isso mesmo! Depois que a caminhada torna-se um hábito, você se diverte praticando-a, além de poder fazer novas amizades “de caminhada”, você se sentirá mais relaxada e animada para as outras tarefas da sua vida.

Tá esperando o que? Mexa-se e divirta-se! =)



Um comentário:

  1. Muito Bom!! ADOREI, porque além de estimular a caminhar com argumentos pra lá de convincentes ainda nos auxilia a como caminhar de forma correta e eficaz. Parabéns e obrigado pela valiosa dica!

    ResponderExcluir